quinta-feira, 29 de maio de 2014

FESTIVAL REGIONAL DA JUVENTUDE RURAL
Em Curitiba aconteceu o "Festival Regional da Juventude Rural" que contou com a presença de vários jovens trabalhadores rurais da região sul do Brasil. O evento foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG e Federações de Trabalhadores(as) na Agricultura dos Estados do: Paraná - FETAEP, Santa Catarina - FETAESC, Rio Grande do Sul - FETAG-RS, pois esse ano , foi escolhido como sendo o ano internacional da Agricultura Familiar. Neste contexto o  objetivo desse encontro foi constituir um marco referencial, que estimule o debate dentro do movimento sindical rural e nas ações governamentais, sobre direitos, políticas públicas de juventude e sucessão rural, na perspectiva  da construção de políticas estruturantes e diferenciadas  que contribuam com a permanência da juventude no campo com dignidade e qualidade de vida .
Por ser o ano voltado à  agricultura familiar  discutiu-se sobre o reposicionamento da agricultura familiar  como o centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais. Promover mudanças com igualdade e equilíbrio entre os países do mundo. Reconhecimento da agricultura familiar como estratégia da erradicação da pobreza e fome. Afirmação da agricultura familiar para a produção sustentável de alimentos e para a conquista da segurança alimentar.
Outro assunto discutido foi sobre a migração da juventude campo/cidade que vem ocorrendo entre vários fatores como: Pouco acesso à terra, instabilidade econômica no meio rural, limites de comercialização, desastres naturais e a mentalidade em que o campo retrata  o atraso.
Conforme pesquisa realizada pela  CONTAG, é grande a porcentagem de jovens que ainda querem permanecer no campo pela qualidade de vida que este oferece.
Muitos questionamentos foram realizados pelos participantes  relacionados aos  créditos fundiários, levando aos jovens a refletir por exemplo  porque  o agricultor  da agricultura familiar não tem os mesmos direitos de um médico ou de um advogado, quando aos benefícios sociais que estes possuem.

 Encerrou-se o encontro com a leitura  e entrega da Carta construída no transcorrer das discussões efetivando ideias e revindicações da juventude rural, a qual será entregue as autoridades competentes.







Nenhum comentário: